sábado, 16 de abril de 2016

Óleo de avelã

Avelã é uma das frutas secas que fazem muito sucesso no Natal, originária da Turquia, e cultivada em diversas regiões do mundo, é dela que é extraído o óleo de avelã.

A fama da avelã é devido principalmente ao famoso creme de avelã com chocolate, além de saboroso e nutritivo que pode ser consumido sob pães e torradas, é utilizado também para complementar, diversos tipos de receitas, deixando com ar mais requintado!

E o óleo de avelã não podia ser diferente! Quando consumido na forma natural, apresenta inúmeros benefícios para o organismo, assim como o fruto in natura, pois é rico em fibras alimentares, minerais e vitaminas, por isso mesmo, é utilizado também para fins medicinais e aromaterapia.


Veja alguns benefícios do óleo de avelã

Fonte pura de energia
Graças aos ácidos gordos monoinsaturados, como o oleico, e o ácido, assim, como o alto teor de 60,5% de gordura.

Excelente para os músculos
Favorece o ganho de massa magra, a definição corporal e hipertrofia, e devido ao Magnésio, controla a quantidade de Cálcio absorvido e extraído das células do corpo proporcionando melhor estímulo à contração muscular, auxiliando os músculos se recuperem melhor depois dos treinos de levantamento de peso.

Reduz colesterol
O óleo de avelã graças as gorduras insaturadas, beneficiam o coração enquanto o ácido oleico reduz o colesterol ruim chamado LDL, e melhora o HDL colesterol bom.

Ajuda o sistema nervoso
Os aminoácidos assim, como a vitamina B6 encontrados no óleo de avelã, agem sobre a síntese dos neurotransmissores serotonina, melatonina e adrenalina promovendo a serenidade, melhora na memória, prevenindo o estresse.

Previne doenças
O alfa tocoferol presente também no óleo de avelã, é capaz de prevenir o câncer de bexiga, e o cancro, pois é rica em Manganês.

Bem-estar
Incluir o óleo de avelã na dieta pode assegurar bem-estar e energia para as atividades do dia, pois é rica em vitaminas de complexo B, como B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), (ácido fólico), B6, e ainda B9, melhorando inclusive a aparência mais jovem.

Fortalece os ossos
O manganês encontrado também no óleo de avelã é indicado principalmente para mulheres para ajudar na osteoporose e no fortalecimento dos ossos.

Vegetarianos
Os adeptos a uma alimentação sem carnes podem se beneficiar muito com o óleo de avelã, já que a cada 100 gramas do produto tem cerca de 15 gramas de proteínas

Emagrecimento
A dica de ouro é ingerir 1 ou 2 avelãs antes das refeições, assim ficará saciado comendo menos.


Com todos esses benefícios mesmo sendo um produto tão nutricional, é bom lembrar que a 100 gramas do produto in natura equivale a 628 Kcal, por isso, nada de abusar!

Dicas enviadas por Óleos para tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário